Este é um exemplo do que pode ser feito. A pessoa que conta essa história deve ter um girassol de verdade ou uma boa foto para mostrar às crianças. A história precisa ser contada de tal forma que mesmo as crianças pequenas reconheçam a complexidade dessa flor muito comum.

Descreva o girassol ao mostrar às crianças que a flor é composta por numerosas florezinhas agrupadas. Os flósculos externos (aponte para eles), chamados de floretes de raios, podem ter muitas cores como amarelo, marrom ou laranja. Os flósculos dentro da cabeça (apontar para eles) são chamados de floretes de disco e crescem em sementes de girassol (mostrar as sementes), mas de fato são o fruto da planta. A casca é a parede do fruto; a semente verdadeira está no grão.

Os flósculos dentro do cluster do girassol são dispostos em um padrão espiral. Tipicamente, cada flósculo está inclinado na direção ao próximo (chamado de ângulo dourado) formando espirais interligadas. Há 34 espirais em uma direção e 55 na outra direção; em um girassol muito grande, há 89 em uma direção e 144 na outra.

Os girassóis no estágio de brotamento revelam o que os cientistas chamam de heliotropismo. Ao nascer do sol, a maioria dos botões de girassol está voltada para o leste. Ao longo do dia, eles seguem o sol do leste para o oeste e depois, à noite, eles se voltam para o leste. Quando a planta está madura (girassol em flor) já não mais é heliotrópica. Então o caule para de girar e, tipicamente, fica voltado para o leste. Nessa fase, o caule e as folhas também perdem a coloração verde. Essa ilustração da criação de Deus pode entusiasmar todos os ouvintes e aumentar o interesse das crianças em Sua criação.

 

 


Informações obtidas de http://en.wikipedia.org/wiki/Sunflower.
Imagem: PHB.cz/Fotolia