Suponhamos que você e outros sejam convidados para planejar o culto do Sábado da Criação. O que devem fazer para que o sábado esteja repleto de louvor a Deus, nosso Criador? Veja a sugestão clicando nos subtítulos a seguir:

 

PLANO

Em primeiro lugar, preparar um roteiro para o programa. Sugerimos iniciar com um momento de louvor. Dedique tempo para orar e ser iluminado pelo Espírito Santo para que Deus seja o centro do Sábado da Criação. Envolva os membros da igreja de diferentes idades, com tempo suficiente para que tudo seja feito em ordem e com a devida preparação dos participantes. A seguir, algumas sugestões para preparar o programa.

TEMA

Não deve ser um programa de debate entre teorias opostas da criação e evolução. O objetivo é adorar o Criador e focar na criação. Embora possa haver um momento mais “científico” no programa, não deixa de ser um culto de adoração e devemos nos concentrar no Autor da vida neste dia especial. Talvez devêssemos perguntar aos participantes: O que significa dizer que nosso Deus é nosso Criador? O serviço deve se concentrar nessa questão central.

LEITURA RESPONSIVA

Antes da pregação, seria bom que a congregação participasse de uma leitura responsiva. Talvez algumas pessoas de diferentes idades possam ler várias passagens da plataforma, ou toda a congregação, se alguém conduzir a leitura. Crianças, jovens, adultos e idosos devem se sentir envolvidos de alguma forma no serviço. Façamos das Escrituras o centro do nosso louvor.

ORAÇÃO

Deus quer ouvir nossos pedidos, mas a oração inclui muito mais do que dizer a Deus o que precisamos. A oração se torna uma oportunidade para louvar nosso Criador. Na oração, agradecemos a ele por estar envolvido em nossas vidas. Imagine toda a congregação participando da oração. Você pode começar recitando o Pai Nosso. O importante é enfatizar que a oração traz paz à nossa alma porque sabemos que pertencemos a um Deus santo.

MÚSICA

Encontre hinos e canções espirituais que se refiram à Criação e ao sábado. Se você tiver um coral, converse com o diretor antes para ensaiar músicas com esse tema. Eles podem solicitar que os louvores sejam conduzidos por jovens.

MENSAGEM

Como todas as partes do culto se concentram em Deus como Criador, o sermão também deve ter o mesmo tema. A Bíblia contém muitas passagens que apontam para Deus como nosso Criador, então o pregador terá uma abundância de material para trabalhar. Sugerimos alguns esboços de sermões na seção Recursos deste site. A realidade é que não há pastores suficientes para cobrir todos os locais de reunião ao redor do mundo em nossas igrejas, então a mensagem bíblica provavelmente é apresentada por presbíteros ou líderes locais.