Comece a história do urso preto perguntando para as crianças quantos tem um ursinho. Mostre um ursinho de pelúcia ao iniciar a história.

Hoje nós vamos conversar sobre ursos pretos. Estes animais vivem nas florestas ou em pantanais e crescem em média até 1,80 metros de altura (mostrar quão alto é 1,80 m) quando se levantam com as pernas trazeiras. Alguns ursos machos pesam 200 quilos; eles são bem grandes!

A mamãe urso tem de 1 a 5 filhotes durante o meses de janeiro e fevereiro. Os bebês são cegos quando nascem e pesam entre 200 a 400 gramas (mostrar algo com esse peso – se possível, mostrar uma balança pequena). Eles não são muito grandes! Os ursinhos ficam perto da mãe, mas quando estão com um ano a um ano e meio, a mãe os manda embora para encontrar o seu próprio lugar para viver (Pergunte: Que bom que os seus pais cuidam de vocês por bastante tempo!)

Os ursos têm um GPS no corpo (explicar isso para as crianças mostrando o que é um GPS). Eles conseguem encontrar o caminho de volta para casa depois de serem transportados a uma distância de até 279 quilômetros. Esta habilidade os ajuda a encontrar lugares que já visitaram anteriormente onde têm comida e água.

Esses ursos têm bom olfato e audição, mas sua visão não é muito boa. Eles sobem em árvores rapidamente e podem nadar muito bem. Podem correr até 48 quilômetros por hora. As patas deles são diferentes dos nossos pés porque o dedão do pé fica onde nossos dedinhos estão! (Mostrar a foto do Web site.)

Os ursos pretos não vocalizam muito bem. Quando se assustam, bufam ou retinem os dentes. Em algumas situações, os ursos pretos gemem quando estão com medo. As ursas pretas se comunicam com os filhotes com grunhidos e os filhotes berram bem alto quando estão em perigo. Enquanto estão amamentando, os filhotes fazem um barulho parecido com um ronco.

O urso preto também se comunica usando uma linguagem de sinais. Quando se sente ameaçado, achata as orelhas e às vezes abaixa a cabeça. Se você observar esse comportamento, é um sinal que deve se afastar. Eles gostam de comer frutas como a uva e outras frutinhas, e também, capins. Quando os ursos foram criados no jardim do Éden, eles eram amigáveis e amáveis. Desde que o pecado entrou no mundo, alguns animais ficaram muito perigosos e ferozes. Será maravilhoso quando Jesus voltar e nos levar para o Céu onde poderemos acariciar os ursos pretos e outros animais que aqui na terra são selvagens?

Para fotos e maiores informações, acesse http://www.squidoo.com/blackbears